domingo, 13 de setembro de 2009

" Patrimônio ecológico a ser preservado "


Dia 5 de setembro Foi o Dia da Amazônia. A maior floresta do mundo vem sofrendo com o desmatamento de árvores para o contrabando de madeira; com a disputa de terras e com a caça e pesca predatória, que tem causado a extinção de várias espécies. Apesar de termos poucos motivos para comemorar, é preciso chamar atenção para essa data e lembrar a importância desse patrimônio ecológico.

Segundo a ONG WWF, a Amazônia é uma região vasta e rica em recursos naturais: possui grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas, das quais se extraem óleos e essências para uso medicinal, cosmético e alimentício, entre outros. Além disso, as florestas são responsáveis por melhorar a qualidade do ar e da água.

No entanto, as pessoas não parecem levar a sério a importância da maior reserva natural do planeta para o mundo. A taxa de desmatamento é alarmante, atingindo milhares de quilômetros quadrados por dia. Segundo relatório do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram desmatados 836 km² de floresta amazônica em julho deste ano.

Não podemos mais ficar calados diante de tal calamidade. A Amazônia proporciona o equilíbrio ambiental do mundo e é nosso dever preservá-la.